31/05/2026

Felizes Desde Sempre

Era uma vez,
no Reino de Tudo-Bem,
alguém com quem
estava tudo
“muito bem”.
E sendo assim,
bem,
FIM
(a felicidade faz histórias ruins)

01/05/2026

O Pato de Pato Branco

Lá vai o pato
Pato aqui que vai pra lá
Lá vai o pato
Para ver onde é que dá

O pato pateta
tomou leite quente
bateu no marreco
lhe deu dor de dente

Passou no potreiro
bateu no cavalo
levou uma bica
caiu lá no barro

Comeu um pedaço
de pão com polenta
ficou engasgado
tossiu pela venta

Quebrou a tigela
por falta de tento
fugiu no pinote
mas que lazarento

O pato pateta
lá de Pato Branco
foi louco de burro
bateu no “baranco”

Morreu o pato
que tomou o leite quente
aliviado
que passou a dor de dente

30/04/2023

Vira, Virô, Sô

Subi no pé de pêssego
Nhô Lau me deu um tiro
Caí do pé de pêssego
Corri porque me viro

Sopa de Letrinhas

Tem sopa de galinha
Sopa de macarrão
Tem sopa de abobrinha
Sopa na refeição!

Tem sopa de lentilha
Sopa de almeirão
Tem sopa de ervilha
Sopa tem de montão!

Sopa tem batatinha
Há sopa de agrião
Sopa tem cebolinha
Há sopa de feijão!

Sopa tem capuchinha
Há sopa de melão
Sopa tem ardidinha
Pra tudo "quié" João!

Sopa primordial
É sopa científica
Da vida original
Teoria magnífica!

Mas sopa de abobrinhas
A pseudocientífica
Mente nas entrelinhas
E apela pra política

Creme pros importantes
Traz canja, a enfermeira
Caldo para gestantes
Faz mimo, a cozinheira

Sopa pros visitantes
Receita bem ligeira
Pronta está em instantes
Se feita a sua feira

Com gente esfomeada
Ainda há solução
A tática é testada:
"Bota água no feijão"

Feijão?!?...

Mas não é feijão, pô!
É sopa, 'cê não viu?
Se da água não gostou
Touquinha lhe serviu

Mas vou parar a arte
Termine a refeição
Não comeu sua parte?
Deu sopa, meu irmão!

28/07/2022

Lógica Circular

Eles dizem:
"Pois ter metro
e setenta,
sua altura,
é ter boa
estatura."

Como sabem:
"Temos boa
estatura:
o bom metro
e setenta;
com lisura."

Que loucura!

28/12/2021

A Invenção da Tampinha

Muita coisa se inventou,
coisa nova e criativa,
desde a roda se dá show,
nesta bela iniciativa.

Sua nova invenção,
ó, tampinha inventiva,
muito prosa de emoção
deixou todos que cativas.

Se tamanho te faz falta,
não te apures, ó amiga,
esta mente é mais alta,
ó, que levas na barriga.

Se por fome a inventaste,
com tamanho de formiga,
éres grande, já pensaste?
De intelecto e de lombriga.

( POU! )

O poema arrefeceu,
acabou de forma abrupta,
a tampinha me bateu,
a tampinha ficou xucra.

25/12/2021

A Casa do Tio Bilac

Na casa do meu tio Bilac,
Seu relógio nunca faz tic,
Sempre faz tac.

Quem tem tic é meu tio Bilic,
Deixa nervoso  o tio Bilac,
Que dá chilic.

(Ou dá chilac?!) 

Sei que gosto do tio Bilac;
Quando o relógio faz tac-tac,
Tem chocolate.

O tio Bilic tem muito pic;
Com ele, triste, não tem quem fic.
Um beijo chuac, o pato quic. 

(Não era quac?!) 

Na casa do meu tio Bilac,
Seu relógio nunca faz tic,
Só faz só tac.

É que ele teve um piripac;
Lhe deu atac do ponteirão.
Agora quando tic-taqueia,
É com sotac, tem jeito não.

Tio Bilic, relojoeiro,
Quis arrumar tal badulac,
Mas seu tic, o tempo inteiro,
Descompassava seu plic-plac.

Assim se foi, que no tio Bilac
Não tem mais tic, só tem o tac.
Então fiz este poema
Como meu tio, que nisso é crac.

(E o que houve com o pato
Que fazia quic, em vez de quac?
Foi pra panela, a gente NHAC!)

24/07/2021

O Que é Poesia¿

— Explique o que é poesia! Ninguém consegue!

— Poesia
                          é
                                                    brincar
                          com
palavras
como                         
se                                                   
brinca                         
com
                          bola,
                                                    pipa,
                          peão.

que                         
bola,                                                   
pipa,                         
peão,
                          gastam.
                                                    Palavras
                          não.
Bola,
pipa,                         
peão,                                                   
são                         
o
                          que
                                                    são.
                          Palavras
são
o                         
que                                                   
cabe                         
na
i          
m                 
a                          
g                                   
i                                            
n                                                     
a         ç         ã         o.
                         

— A poesia não é como a pipa, a bola e o peão!!!
Não é uma coisa concreta!!
Não posso pegar!
Você está louco, maluco!!
Fala coisa com coisa, mas só de coisas do ar!!!

— A
                      p
                              o
                                       e
                                                s
                                                         i
                                                                   a
                                                                                                           n ã o      é

 concreta
 
                                                      c                                                      
e                                   o                                              
d                               m                                                 
e                            o                                                     
r                                                                                   
a              a                                                                   
p                                                                                    
 
(toc, toc, toc)
 mas é  concreta na vida.
 Como o amor que você sente por sua mãe.
 Ou os sonhos que tem para seus filhos.
 Eles movem você.
A poesia também pode movê-lo.
Você só precisa deixá-la

    o
e   
    m
a   
    r.


(Trecho inicial inspirado em Convite, de José Paulo Paes.)

A Juventude Está Perdida!

Como?
Como é possível?
Que você diga, hoje, que não crê
em como o hoje está assim tão ruim
e que antigamente, sim, que era bom?
Pois, sim? Como assim?

Sendo que em 1980, quarenta anos atrás, sua mãe dizia, vivaz:
"Ah, não! Isto não está bom!" Assim, em alto e bom som, falava
com saudade de antes ainda, saudosismar que inda não finda,
coroado pela célebre frase: "Antigamente-é-que-era-bom!"

Porém, embora, contudo, no entanto, entretanto, outro tanto
de quarenta anos atrás, há mais tempo e mais tempo pra trás,
naqueles anos quarenta, a mãe de sua mãe, dona Benta, dizia:

"Está péssimo!
Horrível,
bisonho,
medonho,
tristonho,
enfadonho;
deponho!
Seu tempo?!
No-jen-to!
Meu tempo?
Meu tempo, sim, era um sonho!!"

Mas...
em 1900, quarenta anos a mais (a menos),
adivinha? A mãe da mãe de sua mãe (bisavó),
como a mãe da mãe da mãe de sua mãe (tataravó)
antes dela, gritava de alguma janela
para as jovens que passavam
(de fora as canelas):

"A juventude está perdida!
Pervertida, desinibida, coisa mais descabida!
Hoje, não é possível! Antigamente, sim, era incrível!
Não se faz nada como antigamente!
E este povo é todo indecente!"
Repetindo tudo que se diz
— hoje e sempre!

Será que, hoje e sempre, todo mundo só mente?
Ou alguma coisa está certa? Uma coisa há sempre em comum;
pois com o passar da vida e o chegar da idade estendida,
para todos, hoje e agora, ontem, outrora,
a juventude está mesmo perdida.
— Sua juventude!

O passado é como caixa de Pandora;
abrir, e ver o que havia de bom no passado,
liberta todos os males do mundo, no presente,
e só o que era bom permanece, lá dentro, guardado.

Lembre, sim, do que foi bom no tempo que foi embora,
mas não esqueça que ainda está vivo — vive! Comemora!
e que, por isso, o seu tempo, seu tempo é "agora"!

01/05/2020

De Toda Sorte

Não importa onde se quer chegar...
importa o que se faz...
ao caminhar...

A vida não é destino, é jornada.
O destino é a morte.
De toda sorte.